sexta-feira, 24 de maio de 2013

Curiosidades



DADOS PRINCIPAIS:

Nome Oficial:  República da Guiné-Bissau
Área: 36.125 km²
Capital: Bissau
População: 1,6 milhão de habitantes (estimativa 2010)
Nacionalidade: Guineense
Governo: República com forma mista de governo
Divisão administrativa: 9 regiões 
Moeda: franco CFA

LocalizaçãoContinente Africano (costa centro-oeste)

Cidades Principais: Bissau, Bissorá, Safim, Cacine, Catió, Bafatá

Organizações que participa: ONU (Organização das Nações Unidas), FMI (Fundo Monetário Internacional), Banco Mundial, OMC (Organização Mundial do Comércio), UA (União Africana).

  • Sua herança é rica e diversificada, com manifestações de duas etnias com maior expressão, Fula e os Balantas.
  • O português é falado por 11% da população, o crioulo por 44%, sendo 46% poliglotas
  • As musicas são denominadas pelos conhecimentos guimbé Guineense e o carnaval é completamente original e evoluída sendo uma das maiores manifestações culturais do país e a mais livre e criativo expressão guineense.  
  • A maior cultura do guiné é o artesanato na arte Bijagós se encontra o expoente Máximo da originalidade, sendo um dos atrativos turísticos tem grande tradição. Metal, Joia, cerâmica, pesca artesanal são únicos e jamais encontrados em outros países
  • A gastronomia tradicional guineense é caracterizada por paladares intensos e apimentada, mistura de portuguesa e africana, na qual destacam os produtos do mar, onde o limão e a malagueta são condimentos indispensáveis. Entre os pratos mais típicos há que mencionar o cachupa, carne de porco com milho e feijão e o arroz com peixe, frango ou vitela; omafé, nome atribuído aos molhos e caldos, geralmente feitos com peixe, mariscos, galinha ou carne; o chabéu e o óleo de palma são as gorduras vegetais de eleição, utilizadas por todas as etnias da Guiné-Bissau; a mancarra é outra oleaginosa empregue frequentemente em molhos. No que diz respeito aos legumes, recorre-se geralmente ao baguitche, àcandja  ao djagatu para acompanhar o arroz e o mafé. Como curiosidade o visitante tem a oportunidade de experimentar a carne de macaco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário